Blog Locafé

Aumento na Produção de Café Arábica

Aumento na Produção de Café Arábica


3 minutos de leitura

Escute esse artigo
Audio generated by DropInBlog's Blog Voice AI™ may have slight pronunciation nuances. Learn more

Conteúdo


Análise da Safra de Café 23/24 no Brasil


Resumo da Situação Atual

Após a surpresa – ou a falta dela – na segunda-feira passada (15), quando a Green Coffee Association nos EUA não divulgou os estoques do final do mês de abril, o foco entre os dias 15/5 e 19/5 mudou para a segunda avaliação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre a safra 23/24 do Brasil.


Produção de Arábica

A Conab aumentou sua expectativa de produção de arábica para 37,93M scs, uma adição de 494 mil sacas em relação ao relatório anterior. Este aumento foi impulsionado por produtividades maiores, com destaque para as regiões do:

  • Cerrado
  • São Paulo
  • Sul de Minas Gerais

No total, a produtividade de arábica registrou um aumento de 24,81 scs/ha para 25,62 scs/ha. Embora ainda abaixo do padrão dos anos anteriores à seca, este número mostra uma importante recuperação.


Produção de Conilon

Por outro lado, os números para o conilon foram na direção oposta, apresentando uma redução de 695 mil sacas em relação ao relatório anterior, totalizando 16,81M scs. Este resultado representa uma queda de 8% na produção em relação ao ano anterior. Apesar de um aumento de 1% na área em produção, a proporção de áreas em formação aumentou de 8,6% em 2022 para 10,2% em 2023.

O número de conilon continua bem abaixo da média do mercado (em torno de 20-22M scs), o que diminui seu potencial para influenciar preços. A queda na produção de conilon foi impulsionada inteiramente pelo Espírito Santo, que estimou uma queda de 1,78M sacas ano a ano. Embora tenha havido aumento na produção na Bahia (+142 mil sacas a/a) e Rondônia (+331 mil sacas a/a), isso não foi suficiente para compensar os problemas no principal fornecedor de conilon.


Estimativa Geral da Produção de Café

De forma geral, com a redução no número de conilon, a estimativa da Conab para a produção total de café em 2023 registrou uma queda de 200 mil sacas em relação à estimativa anterior. O relatório ressalta que a safra atual ainda permanece vulnerável às intempéries, como geada e seca no caso do arábica, e estresse produtivo no caso do conilon, apesar dos números estarem abaixo da média esperada pelo mercado.

Confira aqui o relatório completo.


Produtos Relacionados

 Veja nossa seleção de produtos com condições especiais! 

Oferta Café Orfeu Clássico em Grãos 1 Kg
Café em Grãos Helena 1Kg 100% Arábica em promoção
Cappuccino Solúvel com Canela Café do Centro 1Kg
Café em Grãos 100% Arábica Imigrante para máquinas automáticas

« Voltar ao Blog

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • proxy-pagali-v2
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade