Blog Locafé

Despolpador Solar Revoluciona Cafeicultura Brasileira

Despolpador Solar Revoluciona Cafeicultura Brasileira


3 minutos de leitura

Escute esse artigo
Audio generated by DropInBlog's Blog Voice AI™ may have slight pronunciation nuances. Learn more

Conteúdo


Despolpador Solar e Inovação na Cafeicultura

O despolpador solar criado pelos irmãos Dutra demonstra como a energia renovável pode transformar a cafeicultura.

Primeiro Despolpador de Café Movido à Energia Solar no Brasil

Por Camila Cechinel

Os irmãos Walter e Ednilson Dutra, conhecidos por produzirem cafés especiais preservando a vegetação nativa, trazem para a safra 2017/2018 o primeiro despolpador de café movido à energia solar. Neste primeiro momento, 30 placas fotovoltaicas, que retêm a luz do sol e geram eletricidade, foram instaladas na Fazenda Água Limpa, situada no município de São João do Manhuaçu, região de Matas de Minas, no valor de R$40 mil.

Despolpador solar na Fazenda Água Limpa
Despolpador solar na Fazenda Água Limpa

Funcionamento do Sistema Solar

De acordo com Ednilson, as máquinas utilizadas na fazenda não passam de despolpadores comuns, vendidos no mercado. A única diferença, no entanto, é que ele e o irmão agregaram um gerador solar para produzir luz. O sistema é interligado à rede elétrica da concessionária e o funcionamento é simples: durante o dia, a energia desenvolvida é utilizada dentro do ambiente e à noite, como não há produção, usa-se a energia da rua.

"Quando o despolpador está parado e continua produzindo, a energia fica de crédito na rede para ser usada depois. Sempre que tem sol as placas vão render, e quando não tiver conseguimos trabalhar usando a luz da companhia", explicou.

Funcionamento do despolpador solar
Funcionamento do despolpador solar

Inspiração e Montagem do Projeto

A inspiração do projeto veio da Alemanha, país que utiliza essa captação de energia dentro das residências. Apesar das placas fotovoltaicas serem importadas, a Solaris Energia, empresa brasileira que tem preocupação com a sustentabilidade, o meio ambiente e a economia, foi quem montou o equipamento na região. A intenção, a curto prazo, é de que toda a fazenda produza corrente elétrica de forma limpa, contribuindo para a diminuição das emissões de carbono.

Expectativas para a Safra

Para o pico da safra 2017/2018, que acontece de junho até o começo de setembro, ainda não se sabe se a energia gerada pelas placas será satisfatória para descascar todos os grãos de café, mas as expectativas são positivas. "Depois desses quatro meses as máquinas vão ficar paradas, mas continuarão produzindo. Para o próximo ciclo teremos eletricidade mais que suficiente", disse Dutra.

Compromisso Ambiental

"Focamos no meio ambiente e no bem-estar das pessoas. Acreditamos na energia solar porque é renovável, não polui. Cada vez mais buscamos ser ecologicamente corretos", finaliza o proprietário.


Produtos Relacionados

 Veja nossa seleção de produtos com condições especiais! 

Oferta Café Orfeu Clássico em Grãos 1 Kg
Café em Grãos Helena 1Kg 100% Arábica em promoção
Cappuccino Solúvel com Canela Café do Centro 1Kg
Café em Grãos 100% Arábica Imigrante para máquinas automáticas

« Voltar ao Blog

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • proxy-pagali-v2
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2026


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade