Café arábico ou café robusta? Qual é o tipo mais saudável

Por: 
Carine Rodrigues - Formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é pós-graduanda em Terapia Nutricional pela GANEP.

Uma xícara de café para começar o dia sempre cai muito bem, não é mesmo? Além de muito saborosa e tradicional, a bebida, tanto feita em cafeteiras como nos coadores, possui características irresistíveis que nos deixam mais dispostos e satisfeitos pela manhã. Mas, dentre os diversos tipos de grãos, inúmeras versões e preparações diferentes, você sabe qual é o melhor para saúde? Em cápsula, arábica, robusta...? É importante distinguir esses cafés para entender qual é o mais indicado consumir, de acordo com cada necessidade.

Segundo a nutricionista Carine Rodrigues, a qualidade e o preparo dos grãos influenciam diretamente na quantidade de nutrientes encontradas em uma xícara de café. Quando os grãos são mais torrados e escuros, a bebida tende a ser "extra-forte", por exemplo. Isso significa que eles foram mais expostos ao calor e, assim, podem ter uma perda dos antioxidantes encontrados na composição genuína dessas sementes. Por outro lado, quando os grãos são menos expostos ao calor, eles tendem a ser mais claros, com mais os nutrientes preservados.

"A cafeína é termoestável, isto é, não é destruída com a torrefação excessiva. As demais substâncias, como aminoácidos, açúcares, lipídios, niacina e os ácidos clorogênicos podem ser preservadas, formadas ou destruídas, dependendo da temperatura e do tempo de torra dos grãos", analisa a profissional.

Grãos de café: quais são eles e as suas características?
Apesar de termos diversos tipos de grãos e sementes, no Brasil, nós consumidos apenas dois tipos de café: o arábica e o robusta. O que varia entre eles também é a forma de preparação. Eles podem ser expressos, acompanhados com leite ou chocolate, consumidos puros ou com outros ingredientes. Entenda mais sobre os cafés arábicos e robustas.

Café arábica: maior qualidade e sabor prolongado
Preparado com grãos naturais da Etiópia, o café arábica é considerado de alta qualidade e exclusivo, por isso, é conhecido como um "café gourmet". Por serem grãos selecionados, a bebida possui um sabor mais intenso e acentuado, além de um aroma refinado. Também possui um sabor mais prolongado, se comparado ao café extra forte, por exemplo.

Seus benefícios incluem as ações antioxidantes, preservadas nesse tipo de grão, que previnem o envelhecimento precoce das células e diminuem os riscos do desenvolvimento das células cancerígenas. Além disso, o consumo da cafeína está relacionado com a melhora do humor, a redução do estresse e o combate à depressão.

Café Robusta: o grão popular e com mais cafeína
Os grãos deste tipo de café é originado da África e não é refinado como o arábica. Não possui variações, sendo considerado um "sabor típico e único". Além disso, o café robusta têm níveis de cafeína mais acentuados que o primeiro, garantindo assim os benefícios mais rapidamente.

Por exemplo, a cafeína é responsável por aumentar os níveis de energia, o café arábica demorará um pouco mais para causar esse efeito no organismo do que o robusta, já que ele possui uma quantidade inferior da substância.

O café robusta também possui um custo-benefício melhor do que o arábica e, por isso, é mais popular e consumido. Também pode ser encontrado em sua versão orgânica, em cápsulas, em pó, moído ou em forma de grãos.

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda. - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade