Diferença entre café bebida mole e dura
As características e diferenças entre a bebida mole e a bebida dura são previstas em uma legislação específica: na Instrução Normativa nº 8 de 2003. Essa instrução foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura.
A diferença toda está na presença (bebida mole) ou não (bebida dura) do açúcar natural da fruta na bebida. Não é difícil perceber a diferença entre um café bebida dura e um café bebida mole.
O café Bebida Dura apresenta um gosto similar ao gosto de uma banana ou manga verde, por exemplo. Ou seja, quando apreciamos esse tipo de café a língua fica seca, adstringente, há uma certa aspereza no sabor. Já o café Bebida Mole apresenta a doçura natural da fruta, conferindo suavidade à bebida. É justamente por esse motivo que se recomenda que não seja adicionado açúcar aos cafés de qualidade (que normalmente são classificados como bebida mole!), para que seja possível sentir a doçura natural do café.
Bebida dura:
Essa nomenclatura está diretamente ligada à classificação do café enquanto bebida.
A bebida dura resulta num café que após a torrefação se apresenta intensa e encorpado.
Além disso, possui certa aspereza e adstringência semelhantes à sensação de comermos uma fruta verde e com cica.
Os cafés de bebidas duras são consideradas de boa qualidade, porém não são Extraordinários, como os cafés de bebida mole, que apresentam maior complexidade e sofisticação.
Bebida mole:
A bebida mole tem suavidade e doçura agradáveis ao paladar, podendo apresentar notas florais, frutadas, cítricas, achocolatadas ou caramelizadas, entre outras.
Tem sabor similar ao da bebida estritamente mole, porém com características menos intensas.
A bebida estritamente mole tem suavidade e doçuras muito marcantes, corpo intermediário e extremamente agradável ao paladar.
O glossário abaixo traz uma introdução às terminologias básicas sobre tipos de bebida:
Bebida: Classificação comumente utilizada na comercialização para caracterizar o café quanto ao sabor e aroma.
Bebida mole: Café que apresenta aroma e sabor agradável, brando e adocicado.
Bebida apenas mole: Café que apresenta sabor levemente doce e suave, mas sem adstringência (sabor como o do Caju) ou aspereza de paladar.
Bebida estritamente mole: Café que apresenta, em conjunto, todos as características de aroma e sabor “mole”, porém mais acentuado.
Bebida dura: Café que apresenta sabor acre, adstringente e áspero, porém não apresenta paladares desagradáveis.
Bebida rio: Café que apresenta sabor típico e acentuado de iodofórmio.
Bebida riada: Café que apresenta leve sabor, típico de iodofórmio.
Bebida rio zona: Café que apresenta aroma e sabor muito acentuado, assemelhado ao iodofórmio ou ao ácido fênico, sendo repugnante ao paladar.