Tipode de Café Arábica

Tipode de café arábica

arábica é o tipo de café plantado e mais consumido no mundo todo, mas ele também está subdividido em diversos outros tipos.

Entre as muitas variedades que podemos encontrar do café arábica, as mais conhecidas e consumidas são:

Catuaí
Existem os cafés Catuaís de coloração vermelha e amarela, portanto, mesmo essa variedade também é subdividida. O amarelo costuma ser menos encorpado e oferecer uma bebida muito rala, por isso alguns produtores fazem uma mistura entre os dois grãos, chamado de blend catuaí.

Esse é um tipo de café com aroma muito adocicado e considerado leve, com sabor suave e doce.

O catuaí é um tipo de café muito produzido no Brasil e considerado um café rústico é ideal para quem gosta de consumir a bebida sem adição de açúcar. O fruto consegue absorver uma grande quantidade de açúcar natural, o que implica na doçura da bebida após sua maturação.

Bourbon
Esse é também um café que se divide em grãos vermelhos e amarelos. É considerado um café muito fino e está entre os mais consumidos entre os tipos especiais de cafés.

Possui textura mais cremosa, quase achocolatada e resulta em uma bebida com aroma bem mais forte, mas também possui sabor adocicado.

O café arábica da variedade Bourbon precisa de clima propício e muitos cuidados com o solo, plantio e secagem para gerar bons frutos e resultar na bebida adequada para consumo.

Catucaí
O café arábica do tipo Catucaí é resultado do cruzamento do catuaí com o café do tipo Icatu, sendo o nome também uma mistura dos dois tipos. 

A bebida resultante do café Catucaí é um pouco mais ácida, por isso ele é considerado um café com acidez média, mas de gosto também bastante adocicado.

Também é um tipo de café muito valorizado e considerado especial, utilizado para encorpar blends de grãos mistos.

Topázio
O café do tipo Topázio é um dos mais produzidos no estado de Minas Gerais e é resultado do cruzamento dos tipos Novo Mundo e Catuaí Amarelo.

Uma das grandes vantagens do plantio do topázio é que ele se adapta muito bem ao solo da região, o que resulta em pés de café muito grandes e com ampla produção. 

Esse é também um dos tipos de cafés mais utilizados para bebidas finas, como cafés gelados, exatamente por possuir um sabor mais suave.

Mundo Novo
É um dos tipos de cafés mais produzidos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo também um dos mais procurados entre os tipos de altíssima qualidade e para exportação.

O café do tipo Mundo Novo é muito saboroso e possui aroma mais suave, no entanto, o plantio exige muito cuidado porque os pés desse tipo de café estão mais sujeitos à ferrugem, que pode acabar com plantações inteiras caso não haja intervenções corretas.

Icatu
O tipo Icatu é muito importante porque ele é resultado do cruzamento entre o robusta e o arábica, no entanto, é um híbrido, o que significa que suas sementes não produzem outras árvores.

Inicialmente o cruzamento foi entre o Robusta, Mundo Novo e Bourbon vermelho, resultando em cafeeiros mais resistentes à ferrugem e com alta produtividade em termos de grãos.

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda. - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade