Entendendo um pouco mais sobre a torra do café 100% arábica

Torrar café não é tão diferente de cozinhar ou assar. Quando você cozinha em casa, está pensando na qualidade dos seus produtos, no equipamento que usa, na sua experiência e na técnica que usa para cozinhar. Os torrefadores de café pegam grãos de café verde (não torrados - a semente seca e descascada da cereja do café) e ao longo de aproximadamente 10 a 15 minutos, os torram até alcançar seu equilíbrio máximo e doçura para que ele encante sempre que tocar seus lábios.
É mais fácil pensar nas máquinas de torra como fornos altamente especializados. Assim como assar em casa, você pré-aquece o forno, assa ou torra seus ingredientes e obtém algo delicioso do outro lado. Na torra do café, pré-aquecemos o torrador até pouco mais de 200°C, e enchemos o torrador com café verde.


Durante os primeiros 7 minutos aproximadamente de torra do café, o objetivo do torrador é remover qualquer umidade restante dos grãos. Parte do motivo pelo qual o café é tão saboroso é a caramelização dos açúcares e o desenvolvimento de sabor a partir do que é conhecido como Reação de Maillard, e esses sabores não acontecerão se houver água restante nos grãos.
Por volta dos 9-10 minutos ou mais, os grãos chegarão ao que é conhecido coloquialmente como "primeira fissura" e começarão a liberar a energia armazenada em seu interior. Tipicamente, após a primeira fissura é onde um torrador de café pode realmente controlar como o produto final em um processo conhecido como "desenvolvimento". À medida que a torra do café avança após este ponto, tipicamente a acidez ou notas de frutas no café começarão a desaparecer, enquanto os sabores doces, como caramelo ou chocolate, se desenvolverão e se tornarão proeminentes. É aqui que podemos ver alguma separação entre torras claras, médias e escuras.


Uma torra clara é torrada por um tempo relativamente curto após a primeira fissura, tipicamente torrando por apenas 10-11 minutos. Esses cafés geralmente têm uma acidez mais elevada ou sabores de frutas, além de um corpo geralmente mais leve. Esse tipo de café é perfeito para aqueles que gostam de provar café para encontrar complexidade e sabores únicos. Em geral, cafés de origem única, ou cafés de um único local, fazenda ou cooperativa, tendem a se enquadrar bem na categoria de torra clara, pois os torradores querem preservar as características inerentes desses cafés.


As torras médias serão torradas por mais tempo do que as torras claras e reterão alguns sabores de frutas e acidez, ao mesmo tempo em que terão mais doçura. Este estilo de café é ótimo para aqueles que gostam de uma xícara de café que tenha mais sabor de chocolate, com apenas acidez suficiente para manter as coisas animadas. 


Finalmente, as torras escuras serão torradas por mais tempo das três, tipicamente por volta de 15-16 minutos. Esses cafés geralmente terão ainda menos acidez do que as torras médias, e sabores predominantes de caramelo e chocolate amargo. Para aqueles que gostam de uma xícara de café forte na qual possam adicionar um pouco de leite, as torras escuras serão perfeitas. 
Na verdade, não há limites específicos para o que define uma torra clara, média ou escura. 

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • Pix
  • proxy-pagarme-v4
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda. - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade