Métodos de preparo do Café

Diferentes métodos, diferentes resultados

Métodos de prepare de café:
Os métodos de preparo variam em função dos equipamentos utilizados. Diferentes métodos acentuam diferentes atributos e características do café. Os principais métodos de preparo são:


Café filtrado ou coado:


O método de preparo mais utilizado no Brasil. Produz cafés com menos textura e maior acidez. Permite a extração de uma bebida limpa e equilibrada. É um método de simples e que funciona muito bem mesmo com cafés de elevada complexidade.

 

Sugestões para preparo:

 

Utilize uma moagem média, de forma a que a infusão total do café dure até 4 minutos (mais que isso, deixa o café excessivamente amargo). Se a infusão estiver levando mais que 4 minutos, isso quer dizer que o pó que você está usando está muito fino e você deve utilizar uma moagem um pouco mais grossa na próxima vez. Se a água estiver passando muito rápido, utilize café com moagem mais pois a infusão rápida demais não vai extrair os compostos do café, produzindo uma bebida fraca.

Não despeje toda a água de uma vez sobre o pó; primeiro jogue um pouquinho, só para umedecer o pó, espere uns 20 segundos e então despeje o restante gradativamente em movimentos circulares. Teste você mesmo a quantidade de pó a utilizar. Um bom parâmetro inicial para quem está começando é: 20g de pó (2 colheres de sopa) para 200ml de água. Se achou forte demais, reduza a quantidade de pó ou aumente a de água. Fraco demais, aumento o pó, ou diminua a água!

Use a água na temperatura correta pois mais compostos serão extraídos do café durante a infusão. Uma boa dica é desligar a chaleira quando ferver a água.

 

Principais equipamentos para filtrar café:

 

Clever Coffee Dripper: tem o formato de um coador de papel, mas na base há uma válvula que libera o café apenas quando o filtro é apoiado sobre uma xícara. Ou seja, não há gotejamento: o café fica liberando seu sabor em imersão total.

Cafeor: Aqui o café é filtrado sem papel, utilizando um filtro permanente metálico cônico, que propicia maior tempo de contato do café com a água. O resultado é uma bebida mais doce e bastante aromática.

Kalita: O filtro de papel é ondulado, reduzindo o contato da bebida com o suporte e oferecendo uma filtragem mais uniforme. Seu suporte tem fundo plano com três orifícios que impedem a canalização de água no fundo do filtro. O resultado é uma bebida com acidez acentuada.

Coador de pano: Muito utilizado no Brasil, nesse preparo o tecido filtra os sólidos mas a bebida é afetada pelo residual de outras extrações, que ficam no pano. É apreciado porque traz o gostinho do interior.

Chemex: Tem formato de ampulheta e filtro triplo de papel. O resultado é uma bebida limpa e com notável aroma.


Espresso:


Método de preparo que faz a extração mais intensa dos atributos do café. Oferece ao barista grande volume de opções para preparação do café.

 

Sugestões para preparo:

 

Utilize uma moagem fina de café, de forma a que a infusão total do café dure até 35 segundos, (mais tempo que isso pode deixar o café amargo). Extrações demoradas indicam que o pó está muito fino ou compactado demais. Se a água estiver passando muito rápido, moa mais fino o café – uma extração rápida demais não extrai os compostos do café, gerando uma bebida fraca e sem crema. Além da moagem, um outro fator a ser considerado para uma extração no tempo ideal é a compactação. Em linhas gerais quanto mais fina a moagem, menos pressão você irá precisar colocar na compactação, quanto mais grossa moagem, maior a força necessária. O segredo para atingir o tempo ideal de extração de cada café é equilibrar ponto de moagem e a pressão de compactação. Para descobrir a moagem e compactação ideal é importante que você altere um dos parâmetros por vez (moagem ou capacitação) e altere o outro até atingir o seu espresso ideal.

Uma crema com consistência, persistência e coloração corretas são bons indicadores do espresso ideal. A crema ideal deve ser densa e de coloração caramelada; e mesmo mexendo o café algumas vezes, a ela volta a fechar sobre o café

Principais equipamentos para café espresso:

 

Para fazer um bom espresso, você vai precisar de um moedor de café e uma máquina de café espresso. Algumas máquinas tem moedor incorporado, mas com ou sem moedor incorporado o volume de opção e disponibilidade de equipamentos é gigantesco.


Prensa Francessa:


Método que permite fazer um café equilibrado como o coado, porém com muito mais textura pois a malha de filtragem da prensa francesa é mais grossa que a de um filtro de papel, ela permite a passagem de mais óleos, gerando uma textura mais marcante nos cafés.

 

Sugestões para preparo:

 

Não use moagem fina de café pois o pó vai passar pelo filtro, e seu café vai ficar com um sabor meio “arenoso”. Utilize moagem mais grossa ou um pouco mais grossa que a do coador. Não tenha muita pressa. Não filtre o café imediatamente após ter colocado a água. É recomendado que você deixe o café em infusão por 4 minutos antes de fazer a filtragem.  Não mexa o café com uma colher depois de ter colocado a água, para “extrair melhor”. Isso ajuda a melhorar a extração sim, mas vai fazer com que o café fique com uma textura mais arenosa. Sugerimos que jogue a água e deixe a infusão correr por 4 minutos e filtre.

 

Principal equipamento:

 

Prensa francesa: Uma técnica clássica que utiliza uma cafeteira, onde é feita a infusão da água com o café. A filtragem é feita por um êmbolo de metal que separa o pó no fundo do recipiente. O resultado é um café rico em óleos essenciais e com alta concentração de cafeína.


Aeropress:


Método que mistura a prensa francesa com o café coado e espresso. Com o Aeropress você consegue mixar efeitos sensoriais de tempo de infusão, ponto de moagem e pressão da infusão!

 

Sugestões para preparo:

 

Utilize uma moagem média, pois uma moagem muito fina poderá entupir o filtro. Como este café depois passará por um extração sobre pressão, recomendamos que você não deixe ele em contato com a água pelo mesmo tempo que deixaria em uma prensa francesa. Sugerimos 2 minutos de infusão para água quase fervendo. Uma das vantagens desse método de preparo é que você pode também fazer testes muito legais com temperatura da água e tempos de infusão. Experimente temperaturas mais baixas da água, como 70ºC ou 80 ºC e teste o resultado, por exemplo.

 

Principal equipamento:

 

Aeropress: Parece uma seringa. O café fica imerso em água quente na câmara cilíndrica, sendo extraído sob pressão manual, que força a passagem da bebida pelo filtro localizado na base. Produz cafés suaves e aromáticos.

Cafeteira italiana (Moka):


Método que traz uma textura e intensidade para a bebida similar a de um espresso. Entretanto, ele não permite muito controle sobre a infusão. Você deve ter cuidado para não queimar o café deixando a cafeteira em fogo muito alto.

 

Sugestões para preparo:

 

Não usar café de moagem muito fina, que pode entupir o filtro. Se a cafeteira estiver fervendo, e o café não passando, desligue imediatamente o fogo, e use uma moagem mais grossa da próxima vez.

Preencher o porta-filtro com o pó, mas sem compactar, apertar, amassar. Colocar água na parte inferior até a altura da válvula (aquela bolinha, sabe?). Fechar bem e levar ao fogo baixo. Quando a água começar a ferver o café começará a fluir no recipiente superior da cafeteira. Se este a aparecer em jatos muito forte o fogo está muito alto, reduza a chama. E se ele fluir de forma muito lenta, aumente a chama.

Tirar do fogo assim que cafeteira começar a assoviar de leve e servir. Cuidado pois neste método a cafeteira permanece bastante quente por um longo tempo após a preparação do café.

 

Principal equipamento:

 

Moka:A Cafeteira Italiana também conhecida como Moka e tem diversas razões por ser tão amada em todo mundo. É simples, tem o preço acessível, é portátil e extrai um café sensacional. A água é adicionada a parte de baixo da Moka e o pó de café fica em cima, a cafeteira é colocada no fogo e o calor faz com que a água passe pelo filtro e o café aparece quase que como uma mágica na parte de cima da italiana.


Sobre a loja

Facilitamos soluções de café com agilidade e compromisso. Vendemos café em grãos como Orfeu, Pilão, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para cafeterias, bares e máquinas automáticas de vending.

Social
Pague com
  • Pagar.me V2
  • PayPal Express
  • Depósito Bancário
Selos
  • Site Seguro

Locafé - Locação de Máquinas de Café - CNPJ: 15.711.947/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2020

  • ATENDIMENTO

    Seg. a Sex. das 9:00 às 12:00 e 14:00 às 17:00

    Não temos loja física. Nossas vendas são realizadas somente pela internet mas você pode retirar seu pedido em nosso almoxarifado. Veja detalhes aqui

    Fale Conosco

Locafé | CNPJ: 15.711.947/0001-88 | Telefone: (11) 2762-3838

Vendas realizadas somente pela internet - Atendimento: Dias úteis das 9:00 às 17:00

© Todos os direitos reservados

Sobre a Locafé.
A Locafé surgiu do sonho e da paixão pelo café. A mesma paixão que compartilhamos através de
experiências que são propiciados por máquinas de café modernas,
cafés de qualidade e um excepcional mix de produtos. Saiba mais


Oferecemos produtos para empresas de todos os portes e facilitamos soluções de café com agilidade e compromisso. Cremos que esses princípios, aliados com a busca por excelência em tudo que fazemos, permite proporcionar a nossos clientes o prazer de um verdadeiro café de qualidade. A Locafé, uma loja online onde você encontra grandes marcas como Café do Centro, Bevan, 3 Corações, Café Orfeu, Café Santa Mônica, Hario, DaVinci, Café do Ponto e várias outras com grande variedade de café em grãos, cappuccinos, chocolates, chás e vários acessórios para preparar o melhor café. Há vários anos no mercado, a Locafé revolucionou o comércio eletrônico oferecendo um nível único de qualidade e diversidade de produtos. Com tantas opções de cafés e produtos para bebidas quentes, cremos que somos o lugar certo para você encontrar os produtos necessários para sua empresa ou para seu momento do café. Esperamos que navegando em nosso site, você descubra cafés em grãos, xaropes Routin 1883, xaropes DaVinci, Cápsulas Nespresso Starbucks e muitos outros produtos que vão permitir que você sirva as melhores bebidas quentes. Além de buscarmos ser sua melhor loja online de cafés e bebidas quentes, nosso foco é para que você compre tudo o que precisa em um único site. Para adquirir seu produto é fácil: basta utilizar nossos filtros de categorias de cafés, insumos e vários outros para colocar seus produtos no carrinho, calcular a entrega, escolher a forma de pagamento e pronto, é só esperar a transportadora!

A Locafé é um ecommerce só de café em grãos?
Essa é uma dúvida que muitos clientes têm pois quando nossa loja começou, o foco principal era vender café em grãos para máquinas de bebidas automáticas. Na época nossa principal marca era Café do Centro com os cafés Barista Gourmet e Barista Prime e o Café América. Como queríamos oferecer algo diferente passamos a trazer mais marcas para nossa loja que cresceu com a venda de cappuccinos, chocolates, chás, xaropes e vários outros insumos e acessórios tanto para uso individual como para máquinas de vending (máquinas automáticas de bebidas quentes). Então, a resposta para a pergunta acima é: nós vendemos café em grãos e muito mais. Buscamos manter uma vasta linha de café em grãos (mais de 20 opções de café em grãos), café torrado e moído, cápsulas compatíveis com Nespresso e muito mais. A clássica linhas de cafés em grãos do Café do Centro, a mais antiga torrefadora do brasil, está aqui. Você encontra aqui o café barista gourmet, barista prime, via café e o tradicional café do centro gourmet sempre fresquinhos e pronto para envio. Se você ama café, vai querer experimentar a linha UTAM que tem excepcionais cafés e se diferencia por sua famosa  linha de cappuccino e chocolate solúvel bares e restaurantes. Se seu estilo for outro, temos também os clássicos cafés da Orfeu e café Santa Mônica a disposição. Precisa de xaropes? Bom, aqui também é o lugar certo. Compre o produtos da linha DaVinci Gourmet, os xaropes importados da Monin e da casa francesa Maison Routin 1883. Temos xaropes para soda italiana DaVinci de Morango, xarope Monin de Maçã Verde, xarope 1883 routin de limão, xarope de gengibre para moscow mule e muitos outros produtos para fazer soda italiana, frapês e muito mais. Se você tem uma cafeteria e gostaria de servir além de um delicioso café , frapê, soda italiana, frappuccino, cold brew, mocha, cappuccino, café latte e outros, não deixar usar nossa ferramenta de busca para encontrar o melhor produto. 

A Locafé tem marca própria de produtos?
Preferimos não ter nossa própria marca de café em grão ou insumos solúveis. Cremos que isso nos permite maior isenção para indicar outras marcas. Outro motivo é que as marcas já disponíveis de café em grãos ou solúveis como Café América, Café do Ponto, 3 Corações, Nestlé, Nescafé dentre outras já atendem bem o mercado. Além disso, o mercado de café e bebidas quentes é também atendido por empresas internacionais como a Hario que fornece linha completa para café e chá (incluindo os filtros v60), a fabricante de xaropes Monin, a francesa Maison Routin 1883 que produz xaropes de excepcional qualidade sem falar nas cápsulas originais nespresso que agora estão disponíveis no mercado através da Starbucks.

Tem acessórios?
A Locafé trouxe uma série de acessórios que prometem otimizar a preparação de seu café. Os destaques são os produtos da japonesa Hario como o porta-filtro v60 e os filtros de papel v60 tamanho 1 e v60 tamanho 2 que preparam café coado de excepcional qualidade e as chaleiras em Aço Inox HARIO V60 Buono de 1 litros e 1,2 litros - 1 L. A italiana Bialetti oferece a Cafeteira Italiana Bialetti Nuova Moka 3 Xícaras e o modelo Bialetti Nuova Moka 6 Xícaras que são sucessos de venda junto com a Cremeira Bialetti Tuttocrema de 1 litro. Oferecemos também outros itens que vão desde de peças de reposição para máquinas de café Philips Saeco Lirika, Saeco Phedra, Saeco Aulika até copos dosadores e termômetros para vaporização do leite. 

Tem promoção de cappuccinos solúveis, achocolatado e café em grãos na Locafé?
A loja que oferece as últimas tendências do mercado, as melhores condições de pagamento e o melhor atendimento não poderia deixar de ter um espaço dedicado às promoções e ofertas. Para manter nossos produtos sempre fresquinhos e um giro de estoque frequente nós temos um departamento todo voltado para produtos promocionais e em ofertas. Oferecemos para cafeterias e empresas que tem um consumo maior descontos de 5% em caixas de 10 kg de varios café em grãos e cappuccinos do Café do Centro, café em grãos da Utam e ainda diversos produtos como Nescafé Vending de 500g da Nestlé, Caixas com 6 unidade de Chocofans e Nescau ambos também da Nestlé Professional (segmento da Nestlé voltado para máquinas de vending).  Fora esses temos diversos cafés, achocolatados e outros que esporadicamente entram em promoção a fim de mantermos nossos produtos sempre fresquinhos. Para ficar por dentro de nossa promoções e ofertas, assine nossa newsletter. 

Qual a validade dos produtos?
De todos os produtos relacionados a café, o café torrado em grãos é o que tem menor validade. A maioria das torrefadoras oferece produtos com validade de 6 meses até um ano. Essa validade não caracteriza que após essa o café esteja impróprio para consumo, mas que o mesmo perdeu parte suas características sensoriais principalmente devido a oxidação e portanto, a data de fabricação é o seu melhor indicador. A torra tem de ser fresca, pois, certamente estará longe do processo de oxidação. Em geral, desde a data da torra, descanso, embalagem, transporte até chegar ao almoxarifado da Locafé, se passam de 30 a 60 dias. Para demais produtos como cappuccinos, achocolatados, chás, café solúvel e outros, a validade é de 8 meses a um ano. Para xaropes DaVinci Gourmet, Monin ou Routin 1883, a validade pode ir até 3 anos.

A Locafé só vende cafés 100% arábica?
O café arábica possui 50% menos cafeína, e um teor maior de açúcares se comprado com o café robusta (também conhecido por conilon) e isso é responsável pela complexidade de sabores da variedade Arábica e sua maior e melhor aceitação no mercado. A maior parte dos café em grãos que a Locafé vende são 100% arábica (veja na descrição do produto). Dito isso, quando se adiciona o grão Robusta ao preparo, percebemos que o café fica mais encorpado e com um sabor mais amargo o que vai de encontro aqueles que preferem um café com sabor "mais forte". 

A Locafé é uma empresa que faz locação, aluguel e comodato de máquinas de café e bebidas quentes para empresas sempre buscando oferecer o melhor equilíbrio entre custo e sabor através de máquinas modernas e produtos de qualidade reconhecidos no mercado como: Nestlé, Pilão, Nescafé, Bevan, Café América, Café do Centro, Café Santa Mônica, Illy e outras pois acreditamos que o bem mais precioso de toda empresa são os relacionamentos e a cultura organizacional da mesma. Saiba mais.