O que é Pontuação do Café

Antes de falar um pouco mais sobre esses protocolos que determinam a categoria do café, é importante entender o que é a SCA (Specialty Coffee Association). A Associação de Cafés Especiais foi fundada em 1982, com o objetivo de promover debates e estabelecer padrões para avaliação de cafés especiais.
No mundo todo, muitas empresas buscam a aprovação dessa associação, que usa uma metodologia própria para classificar o café de forma objetiva. Para receber a avaliação adequada, todo o processo de fabricação do café, como ponto de torra, temperatura para degustação e água usada, é padronizado.

Protocolo SCA
Para ser considerado especial nos critérios da SCA, é necessário que o café receba uma nota entre 80 e 100 pontos.

A análise da SCA avalia principalmente os seguintes aspectos:
    •    fragrância e aroma: avalia-se o cheiro do café moído quando está seco e depois de entrar em contato com a água quente;
    •    sabor: o aspecto mais observado na análise sensorial, considerando intensidade, qualidade e complexidade;
    •    finalização: sabe aquele sabor que fica depois de você beber seu cafezinho? O júri especializado segue as regras da SCA e pondera o sabor e a duração do gostinho do café na boca;
    •    acidez: esse aspecto contribui para a doçura e a sensação de frescor da fruta, geralmente é sentido no primeiro gole;
    •    corpo: a forma do líquido na boca pode ser tanto mais intensa quanto mais leve e apresenta pontuações específicas em cada percepção;
    •    equilíbrio: essa parte avalia como todos os aspectos se completam ou se diferenciam um do outro;
    •    doçura: ela surge a partir de alguns carboidratos presentes na fruta, proporcionando um sabor equilibrado e suave.
Além desses critérios do protocolo SCA citados acima, a associação avalia a ausência de defeitos no café, a uniformidade, o resultado global e os defeitos que interferem e prejudicam a qualidade da bebida.
Símbolo de qualidade
Quer saber como identificar os cafés com pontuação do SCA? Os cafés que seguem o critério de avaliação da SCA têm o número da sua pontuação impressa na embalagem. Com esse símbolo de qualidade, fica mais fácil para você identificar a pontuação do café e selecionar o tipo que mais atenda a seu gosto.
Conheça alguns tipos de cafés especiais


Então, o que é café especial? Os chamados cafés especiais são aqueles que passam pelo processo de classificação da metodologia SCA (Specialty Coffee Association) que determina a qualidade do produto com base na moagem, no frescor da torra, em todos os aspectos e notas sensoriais ao serem consumidos.


A seguir, você confere alguns exemplos típicos de terras brasileiras que oferecem uma delicadeza única.

Catuaí
Catuaí é uma das variedades preferidas no país, porque, diferentemente do café tradicional, oferece leveza e doçura incomparáveis ao paladar. Por conta disso, o tipo está presente em pouco mais de 40% das lavouras nacionais.
É uma mistura de sabores 100% brasileira que reúne o melhor da mistura dos frutos amarelos e vermelhos! Esse tipo de café é produzido em regiões específicas do Brasil, tudo para garantir o sabor mais acentuado.

Bourbon
Outro café cultivado no Brasil é o Bourbon, que oferece aroma e fragrância inconfundíveis. É possível encontrar o café tanto na cor vermelha, que é mais adaptável, quanto amarela, que apresenta uma presença maior no paladar.
A variedade chama atenção pelo sabor intenso, que combina um equilíbrio de sabores. Isso só é possível porque o tipo mais plantado no Brasil, o amarelo, possui um alto teor de sacarose, o que proporciona uma doçura natural à bebida.
 

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • Pix
  • Pagar.me V2
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda. - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2024


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade