Espécies de Café

Arábica ou Robusta.

Quando você toma o seu café, está consumindo grãos que devem ser das duas principais espécies conhecidas : Arábica (Coffea arabica) e Robusta (Coffea canephora).

 

Café Arábica
A planta que dá origem a esta variedade do grão é proveniente das montanhas da Etiópia. Sabe-se que a altitude está amplamente relacionada à qualidade do grão produzido; quanto mais alta for a lavoura, maior será a qualidade do grão. É por esse motivo que os grãos que são cultivados acima de 1.000 metros de altitude, costumam ter um sabor impecável. O café arábica possui 50% menos cafeína, mas possui um teor maior de açúcares, responsáveis pela complexidade de sabores dessa variedade. Os cafés finos produzidos no mundo são das variedades dessa espécie (mundo novo, catuaí amarelo e vermelho, bourbon etc.).

A planta é bastante delicada e necessita de tratamentos intensos. Os grãos antes de torrados são de forma ovóide alongada, de cor verde azulada e apresentam um sulco pouco pronunciado e sinuoso. O habitat ideal de cultivo situa-se entre 600 e 2000 metros de altitude: quanto maior a altitude, mais chances de obtenção de excelentes qualidades organolépticas dos grãos.

Os maiores cultivadores desta espécie são os países da América do Sul e Central também como alguns países da África e Ásia. Este grão possui numerosas variedades, como Bourbon, Catimorra, Mundo Novo, Caturra, Catuai, entre muitos outros.

Hoje, o ‘Arábica’ representa três quartos da produção mundial de café. A taxa de cafeína deste tipo de grão é de cerca de 1,4%.

 

Principais tipos de café arábica:
A espécie arábica se divide em inúmeras variedades. Não é à toa que ele é responsável por cerca de três quartos da produção mundial da bebida! É importante destacar que um café, para ser considerado especial, deve ser constituído de grãos 100% arábica. Cada uma delas se destaca por suas características sensoriais, e temos várias sendo produzidas aqui no Brasil. Confira algumas dessas variedades:

 
  • Bourbon
    Esta variedade se divide em duas: Bourbon Vermelho e Bourbon Amarelo. Trata-se de uma das mais famosas, exclusivas e procuradas do mercado de cafés especiais. A variedade Bourbon é marcada pelo aroma de intensidade maior, sabor adocicado e uma textura achocolatada e suave. O solo, clima, altitude e processos de secagem são fundamentais para maximizar todas as suas características. É um café que requer atenção, cuidado e conhecimento.

  • Catuaí
    Outra variedade que apresenta subdivisões: você pode encontrar Catuaís Vermelhos e Amarelos no mercado. A principal diferença entre os dois é que o Catuaí Amarelo é menos encorpado; um blend entre as duas subvariedades pode apresentar resultado satisfatório. O café de acidez média pode ser considerado leve e suave, e o aroma é adocicado. Sua doçura natural é decorrente da intensa absorção dos açúcares naturais do fruto pelo grão. Isso ocorre por causa do processo de maturação, e permite que a bebida seja apreciada sem necessidade de adição de açúcar. O café, que pode ser considerado rústico, é amplamente cultivado aqui no Brasil.

  • Catucaí
    Resultado do cruzamento das variedades Icatu e Catuaí, a variedade Catucaí é mais uma que se divide em Vermelho e Amarelo. Semelhante ao Catuaí, a bebida de um café dessa variedade também apresenta doçura natural. Suave e de acidez média, o café apresenta também sabor cítrico e frutado. O aroma marcante é mais uma característica do café de alta qualidade, que pode ser também utilizado para blends por ser bem encorpado.

  • Mundo Novo
    A variedade Mundo Novo resulta em cafés extremamente saborosos e de altíssima qualidade, sendo assim muito requisitados. Presente principalmente em Minas Gerais e São Paulo, o café exige cuidados especiais em seu plantio por ser propenso à ferrugem. As 3 floradas garantem ao fruto boa uniformidade de maturação, além de diminuir a quantidade de grãos verdes obtidos na colheita. A bebida resultante tem sabor marcante e aroma suave, e o café é utilizado para várias receitas e drinks.

  • Topázio
    Muito encontrado em Minas Gerais, a variedade Topázio é o cruzamento entre as variedades Mundo Novo e Catuaí Amarelo. Seu cultivo é estável por conta do grande poder de adaptabilidade do grão. O resultado disso são plantações abundantes e de alta qualidade! Trata-se de um café bastante saboroso e se sabor suave e complexo. Conta com um aroma intenso e cítrico e finalização agradável. É um café muito utilizado para cafés gelados.

  • Icatu
    O Icatu Vermelho é um híbrido entre o Robusta, Mundo Novo e Bourbon Vermelho; mais tarde, foi cruzado com Mundo Novo e Bourbon Amarelo e resultou no Icatu Amarelo. Trata-se de um cultivar resistente à ferrugem e de alta produtividade. Cafés dessa variedade podem apresentar aromas florais e cítricos, bem como uma destacada acidez cítrica. Seu sabor costuma destacar caramelo.

  • Acaiá
    “Acaiá” significa “frutos de sementes grandes” em tupi-guarani. Essa variedade possui excelente produtividade e pode harmonizar bem com grãos Bourbon por seu sabor forte e corpo intenso. Suave e sofisticado, o café da variedade Acaiá apresenta notas aromáticas frutadas, sabor achocolatado e acidez média.


  •  
 

Café Robusta
Também conhecido por Conilon, o café selecionado com este tipo de grão tem uma concentração de cafeína bem maior, ou seja, ele é perfeito para pessoas que gostam de um sabor amargo.
A planta Coffea canephora é bastante cultivada em diversos países, principalmente no Vietnã e no Brasil. Ela se desenvolve com bastante facilidade em regiões com clima quente e úmido, e em altitudes mais baixas, até 600 metros de altitude. Ela também apresenta mais resistência aos ataques de pragas em relação ao café arábica, por isso mesmo torna-se prático e de fácil plantio.
Um de seus usos mais comuns está, justamente, no café instantâneo. Quando adiciona-se este grão ao preparo, percebemos que o café fica mais encorpado e com um sabor mais amargo também.
O Grão foi classificado no fim de 1800, e fornece cerca de um quarto da produção mundial.
Ela cresce em altitudes compreendidas entre o nível do mar e 600 metros, resiste bem em condições climáticas quente e úmidas. Tem um crescimento rápido, melhor rendimento e é mais resistente aos parasitas. Floresce várias vezes por ano e, por isso, sua produção por planta é ligeiramente superior à do Arábica.
Os grãos antes de torrados tem uma forma arredondada, irregular, são de cor amarelo esverdeada e contêm em média cerca de 2,5% de cafeína. A bebida que se obtém depois da torra do ‘Robusta’ é caracterizada por corpo e gosto achocolatado com sabor persistente.

Blends
O termo do inglês significa nada mais que “mistura”. Ou seja, blends são combinações planejadas de diversos grãos de café para criar resultados únicos na xícara. Os blends são feitos há muito tempo, especialmente entre cafés Arábica e Robusta, pois o Arábica é um café com notas mais complexas, mais acidez e doçura, enquanto o Robusta é bem encorpado e rico em cafeína.
A mescla café Robusta + Arábica está presente entre os cafés commodity, uma vez que o Robusta é mais barato. São usados para fazer a maioria dos cafés solúveis, por exemplo. Ainda existe um certo “pé atrás” no mercado com os cafés mesclados, porém os blends enriquecem a bebida final.
Os cafés de origem única sempre terão seu lugar no mercado por carregar características exclusivas de seu terroir, mas os blends vêm se destacando como uma maneira super forte de criar a identidade de uma marca. Afinal, cada blend une cafés distintos criando um sabor novo e singular.

Por que misturar grãos?
O objetivo de fazer blends é misturar as melhores características de cada café para criar bebidas equilibradas, encontrando empiricamente resultados exclusivos. Toda a ciência por trás dos grãos tem se preocupado bastante com produção sustentável e de máxima qualidade do café, sendo que os blends surgem tanto como uma boa proposta de mercado (que agrega valor ao produto), quanto como uma alternativa inteligente para usar melhor a produção.


Social
Pague com
  • PagHiper
Selos
  • Site Seguro

Locafé - Locação de Máquinas de Café - CNPJ: 15.711.947/0001-88 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade