Conteúdo

Diferença entre café bebida mole e bebida dura

PRINCIPAIS DIFERENÇAS

As características e diferenças entre a bebida mole e a bebida dura são previstas em uma legislação específica: na Instrução Normativa nº 8 de 2003. Essa instrução foi estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

A diferença toda está na presença (bebida mole) ou não (bebida dura) do açúcar natural da fruta na bebida. Não é difícil perceber a diferença entre um café bebida dura e um café bebida mole.

O café Bebida Dura apresenta um gosto similar ao gosto de uma banana ou manga verde, por exemplo. Ou seja, quando apreciamos esse tipo de café a língua fica seca, adstringente, há uma certa aspereza no sabor. Já o café Bebida Mole apresenta a doçura natural da fruta, conferindo suavidade à bebida. É justamente por esse motivo que se recomenda que não seja adicionado açúcar aos cafés de qualidade (que normalmente são classificados como bebida mole!), para que seja possível sentir a doçura natural do café.


Bebida dura
Essa nomenclatura está diretamente ligada à classificação do café enquanto bebida. A bebida dura resulta num café que após a torrefação se apresenta intensa e encorpado. Além disso, possui certa aspereza e adstringência semelhantes à sensação de comermos uma fruta verde e com cica. Os cafés de bebidas duras são consideradas de boa qualidade, porém não são Extraordinários, como os cafés de bebida mole, que apresentam maior complexidade e sofisticação.

Exemplos:
Café Em Grãos Pelé Espresso
Café do Ponto Espresso Grãos


Bebida mole:
A bebida mole tem suavidade e doçura agradáveis ao paladar, podendo apresentar notas florais, frutadas, cítricas, achocolatadas ou caramelizadas, entre outras. Tem sabor similar ao da bebida estritamente mole, porém com características menos intensas. A bebida estritamente mole tem suavidade e doçuras muito marcantes, corpo intermediário e extremamente agradável ao paladar.

Exemplos:
Café em Grãos Orfeu Clássico
Café em Grãos Orfeu Bourbon Amarelo


A Etimologia da palavra "café"
O termo mais antigo para a bebida de café era a palavra árabe "qahwah", que na verdade se referia a um tipo de vinho. Os turcos otomanos então usaram o termo "kahve", que foi seguido pela palavra holandesa "koffie", da qual o nome em inglês foi derivado em 1582.

O glossário abaixo traz uma introdução às terminologias básicas sobre tipos de bebida:

Bebida: Classificação comumente utilizada na comercialização para caracterizar o café quanto ao sabor e aroma.

Bebida mole: Café que apresenta aroma e sabor agradável, brando e adocicado.

Bebida apenas mole: Café que apresenta sabor levemente doce e suave, mas sem adstringência (sabor como o do Caju) ou aspereza de paladar.

Bebida estritamente mole: Café que apresenta, em conjunto, todos as características de aroma e sabor “mole”, porém mais acentuado.

Bebida dura: Café que apresenta sabor acre, adstringente e áspero, porém não apresenta paladares desagradáveis.

Bebida rio: Café que apresenta sabor típico e acentuado de iodofórmio.

Bebida riada: Café que apresenta leve sabor, típico de iodofórmio.


VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM

Como armazenar o pó de café depois de aberto? - Locafé

 

Como escolher seu café? - Locafé


 

Sobre a loja

O melhor equilíbrio entre preço e qualidade: Café em grãos de marcas como Orfeu, Pilão, Café do Ponto, 3 Corações, Café do Centro, Nescafé, Café América e ainda solúveis diversos como cappuccino, chocolate, chá e vários outros insumos de marcas como Chá Matte Leão, Qualimax, Bevan, Nestlé e outros produtos para expresso e chás.

Social
Pague com
  • Pagali
  • Pix
Selos
  • Site Seguro

ACRBESSA Ltda. - CNPJ: 49.796.168/0001-44 © Todos os direitos reservados. 2025


Para continuar, informe seu e-mail

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade